Que o Departamento Pessoal é um setor com alta demanda de tarefas, você já sabe…
A Tecnologia e a Gestão Pública
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem evoluído e se tornado cada vez mais popular, como nunca antes em nossa história.
Desde áreas muito específicas como a medicina até o simples ato de escolher uma música para ouvir, já não fazemos como era feito há 10 ou até mesmo 5 anos atrás. Por isso, é cada vez mais comum que possamos resolver situações do cotidiano com apenas alguns cliques utilizando nossos smartphones.
O acesso às informações está cada vez maior e a possibilidade de se comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo já é uma realidade há bastante tempo. Situações como essas provam que o uso das tecnologias no nosso cotidiano está consolidado e muito dificilmente pode vir a mudar.
Mas de que forma o uso da tecnologia pode ajudar a Gestão Pública?
O dia a dia do gestor e dos servidores públicos é bastante conturbado e cheio de tomadas de decisões. Por essas e outras razões, é muito comum terem a sensação de que não houve tempo suficiente para finalizar todas as atividades.
Somando isso ao contexto econômico instável e as dificuldades na arrecadação de recursos dos órgãos públicos, é cada vez mais exigido que os gestores façam “mais com menos”, buscando eficiência e qualidade com custos cada vez menores.
Agora imagine um órgão público que trabalha apenas com processos em papel ou ainda utilize arquivos de texto e planilhas para armazenar todas suas informações. Nesse cenário, é possível que haja um alto custo para manter os processos (tempo, servidores, papel e materiais de escritório), pouca segurança com as informações e ainda exista a dificuldade com o armazenamento desses documentos, mesmo que utilizando um computador.
Nessa situação será muito mais trabalhoso, demorado e custoso obter resultados de qualidade quando comparado a realidades as quais o uso da tecnologia como parceira da gestão pública é uma prática comum.
Quando falo em tecnologia, me refiro ao uso de sistemas de gestão informatizados, que oferecem inúmeras facilidades e vantagens ao gestor. Podendo ser desde softwares para protocolos que agilizam a tramitação interna de documentos até sistemas de gerenciamento de descontos em folha que garantem segurança e praticidade aos RHs.
Em resumo, da mesma forma que a tecnologia possibilita otimizar nossas ações do dia a dia, ela também pode ser uma importante aliada em ganhos de eficiência na gestão pública, trazendo mais segurança, economia, praticidade e confiabilidade tanto para o servidor quanto para a população.
Nesse pensamento de tecnologia e na automatização do controle de benefícios, temos o Consignet, um sistema de gestão de crédito consignado. Com ele oferecemos segurança, praticidade e confiabilidade em sua gestão, sendo perfeito para o ambiente público e privado.
Se interessou? Fale com um de nossos especialistas e torne sua gestão ainda mais efetiva.
É certo que a tecnologia tem se tornado cada vez mais protagonista das ações que tomamos, e nos faz pensar que em alguns momentos realizamos tarefas que em grande parte não fazem mais sentido na nossa realidade.
Sobre o autor
Yagor é da equipe comercial do Consignet no Grupo DB1 e graduando em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência de 5 anos no setor público, trabalhando e acompanhando inúmeras atividades tanto no poder legislativo quanto executivo municipal de Maringá, neste último, na Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico – SEIDE.
[…] os avanços tecnológicos e a integração de ferramentas e plataformas, diversas áreas de trabalho foram beneficiadas com […]