O "jogo do Tigrinho" e as apostas esportivas, popularmente conhecidas como "Bets", têm se tornado…
O que é qualidade e como ela interfere na entrega com excelência?
Conversar sobre qualidade sempre gera confusões de definições e isso é totalmente esperado, já que o significado de qualidade é relativo ao objeto tratado e à percepção de quem define.
Como você explica o que é qualidade no trabalho? Como percebe essa qualidade no seu departamento, e no serviço dos colaboradores da empresa? Esse artigo é sobre tudo isso!
O que é qualidade?
Uma boa relação que podemos fazer para tornar o conceito de qualidade um pouco mais tangível no contexto que vamos tratar aqui é relacioná-lo com o conceito de excelência. Pois aqui queremos falar sobre sucesso, e então, quando falamos sobre uma entrega de qualidade, não queremos dizer que foi entregue exatamente o esperado, mas que atendemos à expectativa do cliente.
Quando falamos de uma entrega de qualidade queremos dizer que foi uma entrega com excelência, que encanta nossos clientes, supera suas expectativas e faz nascer um relacionamento de confiança. É desse tipo de qualidade que queremos falar aqui. É essa qualidade que caminha lado a lado com o sucesso e nos faz ter destaque, que nos diferencia da camada mediana. Quando trabalhamos focados em ter uma atuação de excelência o sucesso é inerente, pois performance, resultado e satisfação do cliente irão fazer parte do dia a dia.
É importante que o profissional que almeja sucesso faça da qualidade um conceito presente no seu dia a dia, sempre se questionando e fazendo a melhor entrega possível com os recursos que tem, no tempo que tem.
Para os profissionais de RH e DP, pensar na qualidade pode ter até 3 focos: a qualidade da rotina do departamento, a qualidade dos serviços prestados aos colaboradores da empresa, e a qualidade da empresa para o consumidor final. Por isso, trouxemos nesse artigo toda a definição de qualidade e como alcançá-la.
Como ter qualidade no ambiente de trabalho
A qualidade precisa ser contagiosa dentro de uma organização e uma de suas maiores inimigas é a zona de conforto. Quando almejo sucesso preciso que todos os processos que impactam no meu trabalho tenham o mesmo nível de qualidade, por isso, “fazer só o meu” não basta. Preciso exercer o lócus de controle e impactar positivamente todos os processos que estão a minha volta.
Aquela velha frase que muitas vezes ficamos tentados a dizer “eu avisei que iria dar errado” precisa ser substituída por um pensamento que puxe a responsabilidade, faça todos entenderem que quando vejo o problema, ele também é meu, pois meu sucesso está ligado à excelência do meu trabalho, que é diretamente impactado por todos da organização.
Uma das formas de evoluir com esse pensamento é aderir a grupos de normas técnicas que estabelecem modelos de gestão da qualidade para organizações e segurança da informação. Exemplos dessas normas são as ISO 9001 e 27001 que, quando implementadas, fortalecem a atuação da empresa com o foco em excelência, como é o caso do Consignet, por exemplo, que possui ambas as certificações.
Conclusão: o segredo para avaliar a qualidade do trabalho
Imagine a situação: o comercial busca qualidade em seu trabalho, mas a equipe de desenvolvimento não está preocupada com isso e produziu um sistema com vários erros. Você acha que o cliente irá separar as situações na hora de julgar a qualidade? Muito possivelmente ele não irá pensar de maneira separada, mas sim julgar o processo como um todo como de má qualidade.
Um bom medidor para você aferir se seu trabalho foi feito com excelência e tem qualidade é o orgulho. Você sente orgulho das suas entregas? Caso essa resposta seja positiva muito provavelmente suas entregas são de qualidade e você está traçando o caminho para o sucesso.
Sobre a autora
Texto por Ana Letícia Feijó – Engenheira de Produção com ênfase em Software, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Qualidade de Software pela Uniara. É certificada Black Belt na metodologia Six Sigma para melhoria de processos e também auditora interna das normas ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 90001. Atualmente, é Analista de Qualidade e Processos do Consignet, uma empresa do Grupo DB1.
Comments (0)