
Desde que começamos a trilhar o caminho até a resiliência, falamos sobre as habilidades necessárias para aprendermos a lidar melhor com os desafios da vida: atenção positiva, identificação e expressão dos sentimentos, práticas de relaxamento, gratidão… Hoje o nosso texto será sobre comunicação assertiva.
Comunicação é uma habilidade que exige que o emissor e o receptor da mensagem tenham real e total compreensão dela. Por isso, a comunicação deve ser clara e objetiva. O termo assertividade envolve a afirmação dos próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada que não viole o direito das outras pessoas.
Os Lightning Talks são apresentações na DB1 que duram em média 15 minutos. Assista abaixo o LT ministrado pela autora deste artigo, Jaqueline Bordin:
O termo assertividade se opõe a passividade e a agressividade. Você sabe identificar quando você ao alguém que está ao seu redor é assertivo, passivo ou agressivo? A tabela abaixo pode te ajudar!

No estilo passivo, a mensagem total que se comunica é:
No estilo agressivo, a mensagem básica é:
Já no estilo assertivo, a mensagem básica é:
A assertividade implica respeito e não servilismo. Seu objetivo é a comunicação, ter e conseguir respeito, pedir jogo limpo e deixar aberto o caminho para o compromisso quando se enfrentam as necessidades e direito de duas pessoas. Nesses compromissos, nenhuma pessoa sacrifica sua integridade básica e os dois conseguem fazer com que sejam satisfeitas algumas de suas necessidades.
Se você se reconheceu no estilo assertivo, parabéns! Continue praticando! Contudo, se você se reconheceu no estilo passivo ou agressivo, procure ajuda! Faça um treinamento de assertividade ou de habilidades socioemocionais.
Fonte: Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais de Vicente Caballo.
Psicologia das habilidades sociais – terapia, educação e trabalho de Zilda e Almir Del Prette.
Jaqueline C. Bordin
Psicóloga Clínica Analítico-comportamental
Facilitadora do Método Friends no Brasil.
[…] remoto e as vagas home office tornaram necessário que encontrássemos uma forma mais direta para que as pessoas da empresa se comunicassem. Seja por trocas de mensagens ou por ligações, existem ferramentas propícias para […]