
A liderança humanizada é um conceito que ganhou força desde que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia. Como era de se esperar, o ambiente empresarial também sentiu os efeitos, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelo impacto sentido pelas pessoas nesse cenário.
Desenvolvê-la não é uma tarefa fácil, trata-se de abraçar novos hábitos e valorizar o capital humano, atualmente, as organizações, principalmente as startups estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento das equipes como único meio de se chegar ao sucesso. Uma das principais características de um líder humanizado é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do funcionário e saber que ele também tem sonhos e desejos e que pretende realizá-los.
Mas qual é a relação entre liderança humanizada e o cuidado com o bem-estar físico e emocional dos colaboradores? Quais são as vantagens desse conceito? Como aplicá-lo na empresa? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo. Acompanhe!
A liderança humanizada se refere à prática na qual os líderes olham para as suas equipes com empatia e solidariedade. Sim, a produtividade dos times ainda é importante. No entanto, a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais tornam-se prioridade.
No passado, acreditava-se que era possível separar a vida profissional da pessoal. Por isso, os colaboradores eram tratados apenas como máquinas que deviam produzir cada vez mais. Essa atitude refletia no modo como os líderes lidavam com os seus subordinados.
Nesse contexto, o líder era alguém frio, distante e temido. Com o tempo e as transformações vividas no mundo corporativo, os líderes perceberam que os colaboradores são pessoas com sentimentos e particularidades. Sendo assim, necessitam de gestores que os enxerguem desta maneira. Em outras palavras, uma liderança humanizada.
Para que o conceito de liderança humanizada se fortaleça na empresa, é necessário que se sustente em 4 pilares:
Podemos compreender a liderança humanizada como aquela que considera os indivíduos e suas necessidades, que é agregadora, democrática e confiável, que tem um líder que é parceiro, que busca um resultado comum para todos, principalmente para seu time, que é capaz de:
Com a liderança humanizada, as organizações têm um maior alinhamento da gestão de competências com a de resultados, aumentam sua produtividade e os resultados, melhoram seu clima organizacional, pois, colaboradores mais valorizados e felizes passam a produzir mais, além de ampliar as chances de reter talentos, estimular a ética no trabalho, etc.
Levando tudo isso em consideração, podemos listar algumas das principais características do líder humanizado:
Com a liderança humanizada todos ganham. Este é o caminho para o sucesso, indo desde a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores até resultados financeiros mais expressivos para as organizações.
Quando um líder desenvolve uma liderança humanizada com os colaboradores, os efeitos positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:
Embora muitos líderes reconheçam isso, não sabem como desenvolver e aplicar a liderança humanizada com as suas equipes. A seguir, daremos algumas dicas para ter sucesso nesse objetivo.
Realizar uma autoanálise nem sempre é fácil. Porém, é essencial para entender como está o interesse e o relacionamento com o próximo. Para fazer esse “raio-x” interno, é preciso unir a autoavaliação com o autoconhecimento.
No caso do segundo tópico, o líder pode obtê-lo por meio da literatura que aborda temas da psicologia comportamental e terapias com profissionais da área. Já a autoavaliação envolve descobrir os próprios pontos fortes e fracos em relação à arte de ter empatia.
Outra prática importante para uma liderança humanizada é a cultura da integração e do feedback. É interessante que o ato de aconselhar gera naturalmente a integração entre o líder e os colaboradores.
Sendo assim, os líderes devem implantar uma política interna de feedbacks. Nela, é possível incluir o feedback reverso (quando o colaborador dá conselhos e sugestões para o líder). Desse modo, se cria um espírito de parceria na empresa.
A empatia e a comunicação estão intimamente relacionadas. Quando o líder é acessível, procura oportunidades de interagir com os colaboradores, escuta quando fala e demonstra que realmente se importa com eles. Dessa forma, a confiabilidade entre os membros da equipe aumenta.
Você já trabalhou com um líder humanizado que te inspirou? Deixe um comentário!
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Boa tarde,
Eu trabalhei e trabalho com um líder humanizado: o ambiente é outro Nível; o feedback é contínuo; e a motivação é constante. Parabéns pelo post!
Excelente artigo. Parabéns! Trabalho com desenvolvimento da Liderança Humanizada em empresas e sei da dificuldade em se mudar uma cultura organizacional. Acredito que o futuro é nesse caminho.
É essa humanização que esperamos um dia alcançar, infelizmente somos jogados fora das empresas quando queremos colocar esse tipo de liderança, ainda há muitos chefes conservadores nas empresas e muitos discípulos deles também, mas acredito que um dia chegaremos lá com a humanização maior.
Muito bom o artigo. Gostaria de saber quais ferramentas podemos aplicar para desenvolver o auto conhecimento e auto avaliação da equipe?
Oi Janaina! Algumas dicas:
Testes de perfil comportamental, como DISC ou MBTI, que ajudam a identificar estilos de trabalho e comunicação; Sessões de feedback estruturado, onde os colaboradores podem refletir sobre seus pontos fortes e áreas de melhoria; Práticas de mindfulness ou journaling, para incentivar a reflexão individual sobre desafios e conquistas diárias; Workshops de desenvolvimento pessoal, com foco em habilidades emocionais e interpessoais.
Parabens pelo artigo com certeza vai me ajudar muito!